terça-feira, 18 de março de 2014

Estados unidos querem aproximação comercial com o Brasil

Resenha EB / O Globo / Lino Rodrigues
18 Mar 2014

Secretário do tesouro americano encontra-se com Mantega e Tombini

Na primeira visita de uma autoridade do primeiro escalão do governo dos Estados Unidos ao Brasil desde as denúncias de espionagem feitas em meados do ano passado pelo ex-agente da CIA, Edward Snowden, o secretário do Tesouro americano, Jacob J. Lew, reuniu-se ontem com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir uma agenda de reaproximação e a ampliação das relações econômicas entre os dois países. Em pronunciamento logo após o encontro, Mantega elogiou a atuação dos EUA no G-20, grupo dos 20 países mais ricos do mundo.

- Temos que promover uma reaproximação dos Estados Unidos com o Brasil. E isso é possível, porque temos interesses comuns e temos que encontrar os caminhos para concretizar essa parceria - disse o ministro brasileiro, salientando que os dois países continuarão atuando juntos no G-20.

Já o secretário do Tesouro americano reforçou a importância das relações com o Brasil. Segundo Lew, o país, por se tratar da segunda maior economia das Américas, é um parceiro importante para os Estados Unidos.

- Temos uma relação em expansão, rápida e baseada em valores comuns. Os dois países reconhecem os benefícios de trabalharem juntos e vão explorar novos tipos de parcerias bilaterais - disse o secretário americano, salientando que também foram discutidas formas de lutar contra a evasão de impostos nos dois países.

Mantega aproveitou a presença do secretário americano para falar sobre o processo de recuperação da economia internacional que, segundo ele e Lew, ainda é incipiente, mais lento do que eles gostariam e insuficiente para estimular a retomada dos países emergentes.

- É uma recuperação mais lenta do que gostaríamos e ainda insuficiente para estimular a retomada dos emergentes. Estamos em um momento de transição, saindo de uma crise econômica e entrando em uma nova fase na qual acontecem os ajustes, como a redução dos estímulos - disse o ministro.

Antes do encontro com Mantega, Lew havia se reunido com o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, e com líderes empresariais. Na conversa, que aconteceu na sede do BC em São Paulo, ambos falaram sobre as perspectivas das economias americana, brasileira e mundial. Segundo comunicado do BC, a conversa também abrangeu a agenda financeira internacional, "incluindo os desafios atuais para solidificar o crescimento econômico e a estabilidade financeira por meio de esforços conjuntos de todos os membros do G20".

A visita do secretário americano às principais autoridades econômicas brasileiras ocorre simultaneamente à de executivos da agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P), que estão no país desde a semana passada para levantar dados sobre o Brasil. Desde o ano passado, a nota de crédito do Brasil na S&P está sob perspectiva negativa, o que significa que pode ser reduzida a qualquer momento.

DOLAR CAI 0,04% E BOLSA SOBE

Como o GLOBO publicou no ano passado, informações vazadas por Snowden revelaram que a espionagem feita pela Agência Nacional de Inteligência (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos abrangeu conversas da presidente Dilma Rousseff e informações da Petrobras. Insatisfeita com as desculpas e justificativas dadas pelo governo americano sobre as denúncias de espionagem, Dilma adiou uma visita de Estado que faria a Washington em outubro do ano passado.

Ontem, o dólar comercial fechou em queda de 0,04%, a R$ 2,350. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, subiu 0,34%.
http://www.eb.mil.br/web/imprensa/resenha?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-3&p_p_col_count=1&_56_groupId=18107&_56_articleId=4877675&_56_returnToFullPageURL=http%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fweb%2Fimprensa%2Fresenha%3Fp_auth%3DLkdEPy7U%26p_p_id%3Darquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d%26p_p_lifecycle%3D1%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-3%26p_p_col_count%3D1%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_mes%3D3%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_ano%3D2014%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_data%3D18032014%26_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_javax.portlet.action%3DdoSearch#.UyhaQKhdX38

Nenhum comentário: